Skip to main content

Todos os filhos nascem na sombra de seus pais. É como eles movem além dela que os define.

A obrigação dos filhos é, inequivocamente, superar os feitos de seus pais. Não somente nos atos, como sendo pessoas melhores. E no ano de 192 da Era Comum, Dong Zhou, aquele que parecia ser um tirano inigualável, uma força da Natureza, perfurado pela lâmina de seu filho adotivo, Lü Bu, o governante perece.

Mais ao sul, Sun Ce sofre o luto da morte de seu pai, Sun Jian. Prometendo ser fiel ao legado de seu progenitor, Sun Ce busca expandir seu poderio. Seu desafio, porém, é manter seu povo protegido enquanto estica seus tentáculos e se prova para o mundo.

Em Total War: Three Kingdoms – A World Betrayed experienciamos estas 2 novas narrativas: Lü Bu e Sun Ce, dois filhos à sombra de seus pais buscando se provar para tudo e todos. Nesta linha do tempo onde os filhos querem se sobrepor a seus pais, seja com fúria, seja com imprudência e sorte, controem seus próprios caminhos.

Imagem de Total War
Esse contrato aí foi em PJ?

De vingador a vingado

Como nas expansões prévias de Total War: Three Kingdoms, A World Betrayed traz um novo momento histórico com o foco nos dois personagens já citados. Em 194 da Era Comum, que é quando este cenário se dá início, nos encontramos em um ponto focal dos acontecimentos contados no Romance dos Três Reinos – narrativa mítica escrita no século XIV que reconta todo o período tratado neste jogo. Além disso, temos os pontos de início de outros 10 personagens já conhecidos previamente.

Tratando do primeiro dos dois protagonistas: Lü Bu. Tido como um guerreiro implacável, simplesmente inigualável, mítico, assassino de seu pai adotivo. Porém o que o leva a ser quase imbatível no campo tem seu preço diplomaticamente.

O início da campanha já mostra o que deve ser a vida de Lü Bu, preso entre diversos exércitos de generais com um nível de poder consideravelmente maior que o seu, é necessário pensar rápido e agir mais rápido ainda para se reagrupar e poder contra-atacar.

Imagem de Total War
Lealdade ou dever? Melhor ignorar.

Tendo Lü Bu como figura central e em uma espécie de culto de personalidade, o general é a força motriz por trás de seu governo. Motivado pelo impulso e utilizando-se da nova mecânica de Momentum, onde o objetivo é se aproveitar do frenesi da batalha para anexar, intimidar e coagir territórios de outros governantes, crescendo exponencialmente como ícone lendário pela China.

Para sair da sombra dos antepassados, temos o painel d’O Maior Guerreiro, uma lista de feitos de batalhas a cumprir, onde cada item da checklist que vai sendo finalizado nos oferece bônus permanentes para toda a facção. Quanto mais potente como guerreiro conseguirmos ser, mais poderosa será nossa facção.

Isso também chama a atenção de outros generais que, em Total War: Three Kingdoms – A World Betrayed, podem nos oferecer contratos de mercenários, pagando quantias consideráveis para que entremos em guerra com seus inimigos.

Imagem de Total War
Figuras paternas… E mortas.

Daddy issues

Enquanto um dos protagonistas aposta em uma fúria implacável, o outro conta com uma sorte lendária. Sun Ce segue como vassalo de Yuan Shu tal qual seu pai Sun Jian, porém tem dentro de suas escolhas a possibilidade de se rebelar e decidir seus próprios passos.

Sun Ce tem, em sua incessante vontade de se provar, um comportamento impulsivo que permite a expansão de seus territórios em uma velocidade impressionante. Contando com o que parece ser uma ajuda sobrenatural, sua expansão leva a uma onda de boa fortuna que o auxilia a enganar a morte e manter seus passos adiante. O problema é que, uma vez que essa sorte se esvaia, a sua vida estará por um triz.

Mecanicamente essa expectativa e exigência por insanidade quase que contradiz o que se espera de um jogo Total War, visto que o pensamento cuidadoso e precavido fará com que seus passos se tornem lentos, sua sorte diminua e sua linhagem pereça. Seja rápido, pense pouco e faça o máximo possível. Parece uma linha comum para governantes desde então.

Imagem de Total War
Boas opções. Devastar sempre soa bem.

A necessidade de se provar também é uma constante na vivência de Sun Ce, com isso o Legado de Wu se faz presente. Uma listagem de objetidos relacionados ao controle e cuidado das terras ao sul, próximas à sua terra natal, montar uma corte com personagens de grande poder e relevância e, por fim, vingar o assassinato de seu pai.

Balancear o alcance dos territórios, gerenciar a corte, cumprir os objetivos do Legado se tornam malabares complexos de serem tratados facilmente com o andamento da campanha. E mais um problema se soma quando existe a ameaça constante de nossos generais nos traírem e debandarem para seus próprios caminhos. O segredo é manter as costas na parede o tempo todo.

Imagem de Total War
Sempre é bom trabalhar com gente competente.

Além das campanhas destes personagens, Total War: Three Kingdoms – A World Betrayed ainda adiciona novas mecânicas, 7 unidades especiais, personagens lendários e o contexto de mais uma parte desta narrativa histórica. Mais uma vez, a Creative Assembly faz um ótimo trabalho com adições que são realmente interessantes para quem já se esbaldou com o jogo base e suas expansões prévias.

Review – Pepper Grinder

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.28/03/2024
Imagem do review de Everloop

Review – Everloop

Marco AntônioMarco Antônio28/03/2024
Imagem do review de Dicefolk

Review – Dicefolk

Marco AntônioMarco Antônio27/03/2024