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Cidades e vilas são organismos vivos. Cada habitante é uma célula pulsante de um órgão maior. Tudo parte de um grande corpo preenchido com o brilho da existência universal. Mas não estamos falando disso, Estamos falando de feudos medievais cheios de problemas e cercados de povos buscando saquear, matar e destruir tudo o que brilha ou se move.

Townsmen – A Kingdom Rebuilt é o novo lançamento da HandyGames nos mostra todas as dificuldades de se cuidar de um feudo e todas as suas necessidades. Em um ambiente de estratégia em tempo real com uma visão isométrica, somos responsáveis por gerenciar feudos dentro de cenários com objetivos predefinidos, assim como outros mapas livres.

Cidade, feudo, vila ou cortiço?

Tendo experimentato um bom bocado de jogos de estratégia em tempo real, Townsmen me trouxe duas novidades em um gênero que eu já julgava não ter mais coisas a me surpreender: o foco na manutenção da cidade e jogar RTS em um console.

Imagem de Townsmen
Comércio faz o mundo rodar.

Comecemos pelo final e voltemos ao começo depois de terminar. Em todos os meus – poucos – anos de vida, as minhas experiências com jogos de estratégia em tempo real foram focadas em computadores, tendo a precisão do mouse e a versatilidade do teclado para suportar as decisões variadas exigidas pelos títulos do gênero.

Com isso, quando recebi Townsmen para PlayStation 4 fiquei com uns 4 ou 5 pés atrás. Já sou até do time que não gosta de FPS em consoles pela dificuldade de manter a precisão, quem diria RTS. Portanto, fui para esta experiência já com a cabeça fechada e preenchida de incertezas.

Ainda possuindo algumas dificuldades em relação a posicionamento de estruturas, Townsmen consegue fazer uma ótima adaptação da interface e das ações a serem realizadas do mouse e teclado para controle. Claro que foi necessário um período de adaptação, porém acabou que foi muito mais breve do que o esperado, fazendo até com que os comandos fossem naturais e prazerosos.

Imagem de Townsmen
A coisa cresce muito e muito rápido.

Boa parte dos RTS acabam por focar na parte militar da gerência de uma civilização. Felizmente, Townsmen diverge desta vertente e cobra mais do jogador que se atente ao que, de fato, sustenta uma cidade: infraestrutura.

Vamos trabalhar com um exemplo básico que faz parte de uma missão dentro de um cenário: para estarem bem alimentados e poderem enfrentar os bandidos que cercam a vila, soldados pedem para que o quartel seja abastecido com salsicha.

Imagem de Townsmen
Troca o pão e circo por cerveja e churrasco!

Pensemos então de acordo com a lógica de Townsmen. Para conseguir salsichas precisamos de porcos, então construamos uma fazenda de porcos. Os porcos precisam de alimento, então precisamos de uma fazenda e campos de trigo. O ponto é que para cuidar destes campos, da fazenda de porcos e para ser soldados, precisamos de habitantes, então partiu construir casas e um poço. E, para cada uma dessas construções, precisamos de madeira, ocasionalmente de pedra e ouro.

Com esse breve exemplo é possível ter uma noção de que mesmo a mais simples das missões a ser cumpridas é exigida uma linha de produção que cresce exponencialmente. A tal ponto que, em alguns momentos, se uma estrutura falha ou deixa de ter matéria-prima para produzir o que precisa, a cidade toda para nos trilhos e você se descabela tentando entender por que tudo descanbou em tão pouco tempo – um abraço aí para a greve dos caminhoneiros!

Imagem de Townsmen
Já posso colocar gerente de almoxarifado no currículo?

Todo o poder à infraestrutura

Tendo em base a burocracia envolvida em cada uma das etapas de alcançar os objetivos de Townsmen, o jogo que parece ser amigável e tranquilo pela sua direção de arte cartunesca que chega a ser fofa e bonitinha, se mostra rapidamente ser exigente e mentalmente cansativo. Cuidar de uma linha de produção do tamanho de um feudo não é para qualquer um e, em alguns momentos, me vi na faixa de pessoas para as quais Townsmen não é.

Somando a todos estes pontos, a jogabilidade possui uma divisão em 4 partes com especificidades entre si. Alguns podem estar familiarizados com este conceito intenso porém pouquíssimo trabalhado tão bem em jogos: estações do ano. Ironia a parte, não me lembro de outro jogo que me fez ficar tão preocupado com a chegada do inverno. Cada variação de estação modifica a produção de diferentes recursos, varia a precipitação e afasta mercadores, ou seja, gera uma quantidade inacabável de problemas a se pensar.

Imagem de Townsmen
Depois quando pegam as guilhotinas, falam que somos violentos…

Trazendo esse toque de realismo inesperado, unindo a preocupação com logística, armazenamento e transporte de recursos por toda uma vila enquanto ainda se precisa cumprir as missões do cenário, tudo isso acontecendo em tempo real e com um controle, Townsmen- A Kingdom Rebuilt me surpreendeu positivamente.

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