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Ultra Off-Road Simulator 2019: Alaska te coloca em um esporte perigoso, mas talvez muito desejado pelos fãs de automóveis potentes. Como não sentir atração pelos carros 4×4 subindo por trilhas sem pavimento e regras? Tendo como obstáculos apenas a natureza com sua lama, pedras, subidas e descidas, onde você deixa apenas os rastros dos enormes pneus. Os praticantes desta aventura também podem contemplar o som das árvores e dos animais ao redor de seu carro. Alguns podem até preferir uma boa música para acompanhar o ritmo destes desafios, o importante mesmo é curtir a viagem. Mas infelizmente essa descrição pouco se parece com o que este título tem a oferecer.

Como o próprio nome apresenta, temos aqui um simulador de Off-Road ambientado no Alasca, então espere por cenários vastos de natureza exuberante, terrenos cheios de deformações e, claro, montanhas que vão misturar muitas áreas verdes com o branco da neve. Para viajar por estes cenários, basta escolher um automóvel potente e pegar a estrada. Pelo menos é isso que o trailer abaixo apresenta, mas a realidade é bem diferente, ainda mais para os donos de Switch.

Redescobrindo o visual do Alasca

Ultra Off-Road Simulator 2019: Alaska foi lançado para PC em Fevereiro de 2019, mas só agora a aventura desembarca no console da Big N. O desempenho do jogo no PC é semelhante ao que é apresentado nos trailers e imagens, mas no Switch a coisa é bem diferente, sendo quase que um banho de água fria já nos primeiros minutos. As árvores exuberantes, gramas volumosas e até aquela neve branca brilhante apresentada nos trailers, aqui está bastante reduzida. Muitas texturas estão manchadas, com baixa qualidade, e em alguns momentos é possível ver as tiles quadriculadas que formam um paisagismo esquisito.

Imagem do jogo Ultra Off-Road Simulator 2019: Alaska
Em viagens longas, é ideal parar periodicamente para descansar.

Como pontuar isso negativamente se até The Witcher 3: Wild Hunt teve downgrades? A CD Projekt RED deixou claro que esses seriam os sacrifícios para que o jogo pudesse ser portado para o Switch e o resultado da adaptação manteve a experiência funcional do início ao fim, sem engasgar ou travar a aplicação. Tudo bem, a IceTorch Interactive tem um porte menor, e não é só de gráficos que vive um jogo, mas seria mais sincero utilizar imagens reais para ilustrar a divulgação e essas reduções poderiam oferecer uma jogatina livre de problemas como quedas de frames e bugs, que ocorrem com frequência.

Há dois modos de jogo em Ultra Off-Road Simulator 2019: Alaska. Em carreira, você terá que lidar com as características de sobrevivência e será mais desafiador cumprir os objetivos das fases, enquanto no freeride você enfrentará os mesmos níveis, porém sem ter que se preocupar com a saúde do motorista e o funcionamento do veículo. Ao total, são oito fases e em todas elas o objetivo é ir do ponto A ao ponto B. Claramente, o caminho está cheio de obstáculos naturais, rotas desafiadoras e também alguns bugs como pequenos degraus invisíveis que fazem seu carro capotar para frente.

Imagem do jogo Ultra Off-Road Simulator 2019: Alaska
Desculpe árvore, eu não gosto de plantas pegajosas. Me solta, vai.

Off-Road é conhecido por não possuir regras, onde você pode pegar o caminho que desejar para alcançar seu destino e é isso que torna a aventura interessante. Porém neste jogo há uma trilha desenhada pelo cenário para guiar o jogador até o objetivo. Você até pode ignorá-la e tentar rotas diferentes, mas geralmente será barrado pelas diversas limitações impostas pelo mapa, como solos extremamente deformados com colisões difíceis de ultrapassar e até montanhas íngremes que servem para limitar o mapa. Isso é um pouco frustrante, pois acaba forçando apenas a direção proposta pela fase. Além disso, há diversos bugs que atrapalham a condução, como os galhos das árvores que frequentemente engancham no seu carro. Acredite, é muito trabalhoso se livrar deles.

Na carreira, você terá algumas preocupações durante os desafios. O motorista, por exemplo, precisa estar devidamente alimentado para seguir viagem, assim você precisará coletar pizzas flutuantes. O veículo, por sua vez, precisa de gasolina, e já que a estrada é cheia de obstáculos, é bom fazer manutenções regularmente neste automóvel, afinal ele não é indestrutível. Os itens estão espalhados pelo mapa e você também precisará ficar atento aos seus recursos para prosseguir na estrada. É possível acumular uma quantidade deles no inventário para suprir suas necessidades por um certo tempo. Esses aspectos deixam o jogo com mais cara de arcade do que simulador, mas não são ruins, pois tornam as fases um pouco mais interessantes e desafiadoras, diferente da calmaria oferecida pelo freeride.

Imagem do jogo Ultra Off-Road Simulator 2019: Alaska
E agora, quem poderá me ajudar?

Há seis opções de veículos disponíveis desde o início e a velocidade é diferente para cada um, o que deveria influenciar na jogabilidade durante as fases. As condições climáticas e deformações do terreno também prometiam mudanças para a direção, mas, na prática, as diferenças são pouco notadas ou imperceptíveis. Geralmente, parece que só se altera a estética do carro, mas a força de ambos parecem semelhantes, sem muitas mudanças independente do clima e do terreno.

Fazendo uma trilha nada memorável

É possível modificar diversas características dos automóveis através do menu de customizações avançadas, dando para adicionar auxilio para a derrapagem, alterar a velocidade máxima, entre muitas, mas muitas opções. Talvez somente aqueles que realmente conhecem sobre direção farão bom uso destas opções para obterem melhores resultados na estrada, ou tornar a fase mais desafiadora colocando a marcha manual. Para um jogador casual, essas alterações podem trazer efeitos indesejados e é recomendável ter cautela já que não há um botão para voltar aos números padrões, a não ser recomeçando a fase.

Como se não bastassem todas essas limitações, Ultra Off-Road Simulator 2019: Alaska também não possui músicas dentro das fases, deixando a aventura um tanto tediosa. Quando o carro bate ou capota, também não há efeitos sonoros, e nem mesmo a natureza emite seus sons. Durante toda a jogatina, você fica limitado a ouvir apenas o ronco dos motores, que não é dos mais charmosos e pode cansar bem rápido.

Imagem do jogo Ultra Off-Road Simulator 2019: Alaska
Essa fase é charmosa e a estrada é um pouco mais desafiadora.

A câmera também possui problemas e pode ser realmente incômoda, insistindo em um ângulo muito próximo da lateral e traseira do veículo. Talvez isso foi uma tentativa de oferecer uma visão atraente durante a viagem, mas só está servindo para atrapalhar a jogabilidade. A todo momento, você se pega rotacionando a câmera ou pressionando o botão para centralizá-la. Ainda assim, Ultra Off-Road Simulator 2019: Alaska não é um jogo totalmente ruim, mesmo com todas suas muitas limitações. Dá até para ignorar alguns problemas e curtir os desafios, porém o título carece de conteúdo, e não há muito o que fazer como missões secundárias, coletáveis e pontuações. Essas coisas poderiam estender ou oferecer maior replay à jogatina.

Gostaria muito de recomendar este título, mas o conteúdo que Ultra Off-Road Simulatore 2019: Alaska tem a oferecer é bem pequeno e muitas vezes falho, dando pra fechar em poucas horas. É muito provável que sua experiência não seja satisfatória a ponto de querer repeti-la. Mas se você é daqueles que curte muito este gênero e quer dar uma chance, então talvez devesse optar pela versão de PC, que, quem sabe, esteja melhor. Enquanto não vierem atualizações com correções e mais conteúdos, a versão do Switch não é tão recomendável.

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