Skip to main content

Canais de dança no Youtube são febre no mundo inteiro. Aqui no Brasil mesmo, o canal FitDance tem quase 12 milhões de inscritos e uma audiência fenomenal. Dançar é uma atividade física divertida, especialmente em grupo.

Aonde eu quero chegar com isso? Pois bem, vos apresento Zumba Burn it Up!, que foi desenvolvido pela Kuju Ltd. e distribuído pela 505 Games, um exclusivo de Nintendo Switch.

Zumba é um programa fitness praticado em mais de 150 países, com foco em dança e ritmos latinos. Zumba Burn it Up! promete levar ao seu Nintendo Switch toda a queima de calorias que uma aula de Zumba proporcionaria, mas na sua sala. Sim, o foco do jogo é exercício. Com mais de 30 músicas sendo, na real, poucas conhecidas, o jogo leva a sério a queima de calorias, com metas diárias e com seu progresso sendo analisado o tempo todo. Visualmente, a grande diferença desse jogo para o seu maior rival óbvio, o Just Dance, fica para o estilo “aula”, em que os dançarinos se apresentam na tela. Aliás, eles são chamados de instrutores por aqui.

Imagem do jogo Zumba Burn it UP!
Jogar em grupo certamente aumentará a diversão.

Com pessoas reais na tela e poucos efeitos psicodélicos (que são marca registrada do concorrente), Zumba Burn it Up! foca muito mais na pegada aulão de dança. Não que não seja divertido, muito pelo contrário. Com um multiplayer local para até 4 pessoas, a diversão é de fato multiplicada. O jogo possui modo de música individual ou uma aula completa, que pode ter 15, 30 ou 60 minutos. Haja fôlego. No meu caso, foi impossível passar dos 15 minutos ininterruptos, mas eu vou chegar lá.

Os controles não são dos mais precisos, mesmo o Nintendo Switch tendo excelentes sensores em seus joy cons, que devem ser destacados do console por motivos óbvios e preferencialmente amarrados ao seu pulso com os straps que o acompanham, para evitar acidentes.

A imprecisão com que os comandos respondem e até uma falta de referência maior na tela atrapalham. Por muitas vezes, eu praticamente joguei o joy con no sofá e dancei livremente. Não há na tela uma indicação de em qual mão o controle deve ficar, nem nos dançarinos para você ter um guia, coisa que acontecia no Just Dance de Wii (nesse eu era fera).

Imagem do jogo Zumba Burn it UP!
Prepare-se para suar com esse jogo.

O controle te ajuda, pois ele tem praticamente um metrônomo no seu rumble hd, marcando o tempo para facilitar seus movimentos. No canto superior, temos também uma indicação de qual é o próximo movimento além de uma barra na tela indicando a duração de cada passo.

Todas as músicas seguem um padrão de iniciar com um instrutor apenas na tela e, no meio dela, aparecerem outros 2, todos com aquela cara de professor de academia, sorridentes e felizes sem demonstrar que estão suando. Definitivamente, lembra em muito uma aula de academia ou de YouTube, com movimentos didáticos e quase sempre cadenciados, que se repetem por várias vezes para que você possa acompanhar.

Como atividade física, preciso confessar que Zumba Burn it Up! é pesado. Uma atividade extremamente aeróbica e de intensidade variada, cada música tem uma indicação do nível de esforço necessário. O fator mais divertido desse jogo sem dúvidas foi jogar com a família, a endorfina que a prática de exercícios libera no corpo é certamente multiplicada com mais jogadores (ou até espectadores te zoando). O legal dos jogos de dança é que mesmo pessoas que não costumam jogar video game conseguem se divertir

Imagem do jogo Zumba Burn it UP!
Os controles não são os mais precisos, mas a diversão é certa.

O jogo me levou de volta pra época em que meu Nintendo Wii era a atração das festas. O maior ponto negativo do jogo é a ausência de grandes hits. Ok, temos uma ou outra música que você já pode ter ouvido mas, no geral, são músicas originais do programa Zumba e, de certa forma, muito similares umas às outras quando compartilham o mesmo gênero. Tem até música brasileira no game, que vale lembrar, está totalmente localizado para nossa língua.

Infelizmente, Zumba Burn it Up! falha como jogo. Talvez o sistema de metas diárias seja a maior “gameficação” dele: cumprir os desafios é gratificante, mas a sensação que se tem é de que de fato estou jogando um vídeo no YouTube.

Review – Fallout: 1ª Temporada

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.15/04/2024
Harold Halibut

Review – Harold Halibut

Carlos AquinoCarlos Aquino15/04/2024