Gamerview é um site independente especializado em video games, criado por Vinícios Duarte. O nome significa “o ponto de vista do jogador”, reforçado pelo logotipo – a junção de um balão de opinião com a letra G (Gamer), vazado, formando a letra V (View).
O projeto nasceu em 2008 com a missão de pesquisar e inovar o meio informativo oferecendo conteúdo diferenciado. Afinal de contas não basta gostar de games, tem que entender tudo a respeito para trazer aos leitores um conteúdo de qualidade e agradável de ler. Após meses de trabalho árduo, o site foi lançado no dia 24 de abril de 2009.
O site contou com o apoio de Rodrigo Santos na produção de conteúdo áudiovisual e teve até um mascote chamado “Joy”, ilustrado por Rolnei Tavares, cujo nome é derivado de “joystick” e também significa “alegria” em inglês.
- Esboços iniciais
- Esboço final
- Nasce o mascote Joy
- Primeiras poses
- Joy na jogatina
Linha do tempo
Entre 2009 a 2011, o Gamerview cresceu e conquistou a atenção do público e da mídia. Realizou feitos importantes, como presentear Shigeru Miyamoto (criador do Super Mario Bros.) e Tommy Tallarico (criador do Video Games Live), cobrir uma porrada de eventos (nacionais e internacionais), realizar ações patrocinadas e vários concursos culturais. O podcast principal GamerSpeak deu espaço à novos formatos: Podjogar (análises de jogos), CheckPoint (entrevistas com personalidades) e IndieTalk (entrevistas com desenvolvedores brasileiros). O ano de 2011 foi o de maior audiência mas também um ano difícil para a equipe, que decidiu fazer uma pausa.
O Gamerview voltou em 2012, deixando de cobrir notícias para se concentrar no conteúdo autoral (especialmente podcasts). Naquela época o site já contava com mais de 220 análises de jogos, 100 podcasts e 80 colunas publicadas.
Pouco tempo depois passamos pelo segundo (e longo) hiato que durou até 2013, quando o Gamerview retornou dedicado exclusivamente à produção de vídeos com um canal no YouTube. Com poucos recursos e muito improviso, foram feitos os primeiros vídeos de análise apresentados em fundo verde. Aos poucos a qualidade de vídeo, áudio e edição foram melhorando e passamos a produzir formatos diferentes, como especiais com convidados, análises de hardware e gameplays.
Dezembro de 2016 marca o retorno do site editorial do Gamerview, com equipe formada por antigos e novos colaboradores. São mais de 20 pessoas, cada um com suas experiências, opiniões e paixões pelo mercado de jogos.
Ilustração da equipe (2013)
Abaixo você confere o processo de ilustração, do rascunho à arte final, da equipe do Gamerview em 2013 – Luiz Zabeto (Ryu), Tárcio Fonseca (Dead Space), Henrique Berthier (Battlefield), Felipe Vairo (Link), Alexandre Taú (Rock Band) e Vinícios Duarte (Fatal Fury, Mario, Sonic, Powerglove, Dragon Ball Z e Machinarium). A ilustração é assinada por Luiz Zabeto.
- Rascunhos iniciais
- Processo de coloração
- Arte final
Evolução do site
O primeiro layout conceitual surgiu no final de 2008, pensado para funcionar integrado com um fórum. O logotipo do Gamerview ainda não existia e, no lugar dele, foi colocado um genérico apenas para marcação. Muitas alterações depois, inclusive para um visual mais limpo e melhor diagramado, a versão original ganhou vida em 2009. Aliás, duas curiosidades: 1) O layout era 100% nosso; 2) Na página inicial, o painel de destaques rodava em Flash, com atualização manual via código. Dava um trabalho que só vendo…
A segunda versão sofreu uma leve modificação na página inicial e nas internas, dando mais espaço para texto e imagens. Os destaques deixaram de rodar em Flash e foram integrados ao código do WordPress pra facilitar nossa vida. A terceira versão reflete a época que demos foco às colunas e podcasts, eliminando o editorial básico (notícias, análises, etc). O site funcionava com navegação horizontal e, bem, não deu muito certo em celulares e tablets.
A quarta versão veio para mudar a navegação para a vertical e em camadas. Acabou não dando muito certo também. Posteriormente, com a criação do canal no YouTube, o site ganhou uma quinta versão dedicada aos vídeos produzidos. Funcionava como uma vitrine, integrado com player e tudo mais.
- Conceitual (2008)
- Original (2009-2010)
- Versão 2 (2010-2011)
- Versão 3 (2012)
- Versão 4 (2013)
- Versão 5 (2014-2016)
Sobre o criador
Vinícios Duarte trabalha atualmente com edição de vídeo e motion design. Escreve sobre games desde 2004, quando estagiou no Banana Games e passou pelos sites Games Brasil e AOL Jogos. Escreveu também para revistas como Game Master e Revista PlayStation (ambos da Editora Europa). Entre 2011 e 2014, trabalhou no desenvolvimento e editorial do portal PlayTv, cobrindo jogos, música e cinema, e participou de gravações do programa Go!Game ao lado do apresentador Luciano Amaral.
Seu portfólio inclui vários trabalhos voltados para o mercado de games, de design a vídeos. Já atendeu Microsoft (Xbox), Activision Blizzard, Bandai Namco, Ubisoft, Yahoo! Esportes, Tectoy, Theogames, FD Comunicação, BlitWorks, entre muitos outros.
Galeria de memórias
- Autógrafo de Charles Martinet (voz do Mario)
- Tommy Tallarico (VGL)
- Autógrafos da VGL
- Cueca histórica
- Ed Boon (MK)
- Yoshinori Ono (SFV)
- Harada-San (Tekken)
- Maximilian Dood
- Jovem Nerd
- Irmãos Piologo
- Ryo Mito (CdZ)
- Peter “Combofiend” Rosas
- Zangado
- E3 2015
- E3 2016
- DOOM!
- Primeiros vídeos
- Estúdio em 2016
- Acervo de jogos (2010)
- Equipe original (2009)